Vídeo
O delator da Lava Jato Fernando de Moura confessou que mentiu ao juiz Sergio Moro na sexta-feira passada. Com isso, ele agora pode ser obrigado a depor de novo.
O Ministério Público abriu um procedimento de apuração de violação de acordo de delação. Fernando de Moura entrou em contradição em dois depoimentos, o da deleção premiada e o prestado ao juiz Sergio Moro, na sexta.
Ele é acusado de receber mais de R$ 4,5 milhões do esquema de propina na Petrobras. Na delação premiada em agosto do ano passado, Moura havia dito que em 2005, época do mensalão do PT, ele procurou José Dirceu e nesse encontro Dirceu deu a dica para ele sair do Brasil e ficar fora do país até a poeira baixar.
Já ao ser interrogado semana passada pelo juiz Sergio Moro, Fernando de Moura contou uma história diferente.
Moro: O senhor mencionou que na época do mensalão o senhor deixou o país por qual motivo?
Fernando: Eu deixei o pa... Aí nessa declaração, até aí que depois que eu assinei que eu fui ler, eu disse que foi que o Zé Dirceu que me orientou a isso. Não foi esse o caso.
Fernando: Eu deixei o pa... Aí nessa declaração, até aí que depois que eu assinei que eu fui ler, eu disse que foi que o Zé Dirceu que me orientou a isso. Não foi esse o caso.
Nesta quinta-feira (28), Fernando de Moura foi ouvido novamente pelo Ministério Público, para esclarecer o que aconteceu.
Ele admitiu que a delação foi feita de forma legal, verdadeira e sem que ninguém acrescentasse informações ao que ele havia dito. E confirmou também que mentiu ao juiz Sergio Moro.
A força-tarefa ainda não decidiu que providências vão ser tomadas. Os promotores podem até cancelar o acordo de delação. Por esse acordo Fernando de Moura poderia ser condenado a no máximo três meses de prisão em regime fechado.
No depoimento desta quinta-feira (28), Fernando de Moura deu uma explicação pra ter mentido pro Juiz Moro.
“Eu estava, eu fui fazer pra sair do despachante, estava na Avenida Nove de Julho, uma pessoa me abordou: ‘oi, tudo bem?’ Como é que estão seus netos?’. Eu falei: ‘estão bem, obrigado’. O cara falou: ‘dá um abraço no Léo e tchau’. Aí eu pensei: quem vai perguntar dos meus netos vai perguntar do pai primeiro, pra depois perguntar do meu filho. Eu fiquei totalmente transtornado com relação a isso. E eu ia negar toda a minha delação. Só não ia negar meus atos. Eu defini que ia fazer isso. Em proteção a minha família. Na sexta-feira, quando fiz essa afirmação, eu estava definido a negar ela inteira”, disse Fernando de Moura.
A defesa de José Dirceu disse que ainda vai tomar conhecimento do conteúdo e das razões de Moura ter mudado a versão no novo depoimento.