terça-feira, 3 de novembro de 2015

Lava-Jato: mais um nome da Odebrecht

Com Blog do Lauro Jardim - O Globo


Michel Filho
No depoimento de Pedro Barusco na semana passada, no bojo do processo em curso na Justiça Federal do Paraná contra a Odebrecht, surgiu o nome de um diretor do grupo, que chamou a atenção dos procuradores e do juiz Sergio Moro.
Não por que exista nada de concreto contra ele, mas por ter sido a primeira vez que foi citado.
Trata-se de Benedicto Junior, presidente da Construtora Norberto Odebrecht (CNO).
Na estrutura da empresa, àquela altura das denúncias, era também o “líder empresarial” da Odebrecht Infraestrutura. Em privado, os procuradores dizem que darão mais atenção a este nome.
Barusco em seu depoimento assumiu que pediu propina (sempre com a cara mais tranquila do mundo) para as obras de construção de uma sede da Petrobras em Vitória.
Barusco disse que "solicitou”  (atente para a linguagem polida na transação) o pixuleco a Rogério Araújo, diretor da empreiteira, mas “não houve conclusão” – ou seja, pediu, mas daquela vez não rolou. E complementou que Rogério Araújo precisava falar com seus superiores.
Lá pelas tantas, é perguntado em juízo:
- E com que superiores o senhor Rogério falava que tinha que tratar esse assunto?
- Eu creio que seja o doutor Marcio (Farias), chefe direto dele. E, neste caso, a gente tratava do Junior, não me lembro o nome completo, (...) mas era o diretor da área de infraestrutura.