domingo, 5 de julho de 2015

País rejeita acordo proposto por credores Governo da Grécia celebra vitória do "não" e faz contato com líderes

Veja co  agências EFE e Reuters


Após fracasso do 'sim', Samaras renuncia liderança da oposição na Grécia





O ex-primeiro-ministro e líder da Nova Democracia, Antonis Samaris, renunciou neste domingo a presidência do principal partido de oposição na Grécia após a derrota do 'sim' no referendo realizado hoje. "Hoje renuncio a liderança da Nova Democracia e pedi ao Evangelos Meimarakis que assuma provisoriamente a presidência", assinalou Samaras, cedendo o cargo ao ex-presidente do parlamento e atual deputado.
Com 87% dos votos apurados, os gregos decidiram rejeitar as propostas feitas pelos credores internacionais em referendo realizado neste domingo no país. De acordo com o último balanço divulgado pelas autoridades, o "não" vence a consulta popular com 61,44% dos votos contra 38,56% do "sim".

O ministro de finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, afirmou que a vitória do "não" em referendo sobre um pacote de ajuda econômica ao país favorece a democracia e a justiça social e permite que Atenas chame seus parceiros para negociar um acordo justo. "A partir de amanhã, a Europa, cujo coração está batendo na Grécia hoje, vai começar a curar suas feridas, nossas feridas. Hoje o 'não' é um grande 'nim' para uma Europa democrática", afirmou o ministro.
Cúpula - Após uma conversa por telefone, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente da França, François Hollande, pediram neste domingo a convocação de uma cúpula europeia extraordinária na