sexta-feira, 22 de maio de 2015

Brasileiro diz usar esquema 'tabajara' para trabalhar no Reino Unido

Leandro Colon - UOL


O brasileiro Danilo, 33, sabe como nenhum outro o que é trabalhar ilegalmente no Reino Unido. Entre 2003 e 2007, ganhou a vida como motoboy nas ruas de Londres sem nenhuma permissão legal para tanto.

"Era esquema tabajara. RG, passaporte falso, essas coisas", contou à Folha.

Após se casar no Brasil em 2008 com uma espanhola com residência na Inglaterra, Danilo conseguiu regularizar sua situação para permanecer de vez em território britânico.

Até hoje trabalha como motoboy, entregando comida. Fatura cerca de £3 mil por mês (R$ 13,5 mil).


Segundo ele, há muitos brasileiros trabalhando clandestinamente como motoqueiros em Londres.

Folha visitou a região da estação de Willesden Junction, onde vive parte da comunidade brasileira. Na rua principal, com restaurantes brasileiros, as novas medidas que criminalizam o trabalho de imigrantes irregulares eram desconhecidas.

"Deve bater um pânico em breve. Mas temos que esperar a discussão das medidas no Parlamento, porque vai haver muito debate sobre as questões legais dessas regras", disse Ricardo Zagotto, da Associação Brasileira no Reino Unido, que presta assistência a brasileiros no país.

Não há estimativa oficial de quantos brasileiros vivam hoje no Reino Unido. O consulado e a embaixada do Brasil apontam entre 135 mil e 140 mil (regular e irregularmente). A Casa do Brasil, associação que trata de temas sobre o país em território britânico, estima 350 mil.

O consulado em Londres informou à Folha que o governo britânico não tem um dado sobre o tema. Segundo o consulado, o total de brasileiros deportados e barrados nos controles imigratórios tem apresentado tendência de queda nos últimos anos.