Blog do Noblat - O Globo

Dona Dilma explicou aos que estranharam a hospedagem de Raul Castro na Granja do Torto como “alta diplomacia”. Segundo ela, há anos o governo cubano hospeda nossas autoridades em suas casas e ela só retribuiu a gentileza.
Só não compreendo porque ela não hospedou o chefe cubano no Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência. A Granja do Torto é uma casa de veraneio, essa foi sua destinação e suas características têm mesmo esse fim.
Claro está que o presidente em exercício pode preferir residir no Torto. Tem mais ares de casa de família que o sofisticado Palácio da Alvorada. Mas daí a hospedar Raul Castro na casa onde ela vive com sua mãe e sua tia... extrapola em muito a tal da “alta diplomacia”.
A Rainha da Inglaterra hospeda no Palácio de Buckingham os altos dignitários em visita oficial ao Reino Unido, é verdade. Acontece que ali a família real inglesa e a família do visitante podem coabitar por anos sem se encontrar, a não ser que marquem encontro especificando data e local...
Já os franceses têm o Hôtel de Marigny para hospedar quem vai a Paris em visita de Estado. Quem tem boa memória sabe que foi onde, sentadinho em uma cadeira do tempo dos Luíses, Lula em visita oficial à França deu aquela entrevista algo marota para uma ‘foca’ não se sabe de qual jornal.
Em Washington, os hóspedes do Estado ficam na Blair House, muito bem equipada para servir de hospedagem e local de trabalho, já que visitas oficiais quase sempre levam sua equipe para as negociações que são o motivo da visita.
Imagino que isso seja comum nos países civilizados. O dia de trabalho de um Chefe de Estado é por demais cansativo para que findo o dia ele ainda tenha que ficar à disposição de uma visita protocolar.
Em vez de “alta diplomacia”, creio que teria sido mais simpático Dona Dilma dizer que ela e Raul Castro são muito amigos e que ela hospeda em sua casa os amigos que quiser.
Não tenho nenhum motivo para crer que dessa amizade nasceu o novo aeroporto de Havana que, junto com o Porto de Mariel, ajudarão Cuba a estreitar os laços com os EUA e a UE. Nem para descrer.

A Granja do Torto
Mas isso já me dá um bom motivo para pedir a Deus que Dona Cristina Kirchner, se e quando vier, prefira o Alvorada, onde terá privacidade para por e tirar seus apetrechos de beleza, cerimônia que, imagino, deve tomar grande parte de seu dia.
Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa, professora e tradutora, escreve semanalmente para o Blog do Noblat desde agosto de 2005.