O Globo
Sede da Nokia e de forte indústria madeireira, afetadas pelo iPhone e pelo iPad, país amargou recessão em 2012 e 2013
O fundador da Apple, Steve Jobs, é culpado por ter criado um produto inovador e ter “roubado” empregos da Finlândia. A afirmação inusitada foi feita nesta sexta-feira pelo primeiro-ministro do país, Alexander Stubb, informou a agência de notícias France Presse.
A Nokia, cuja sede é na Finlândia, foi líder mundial do setor de telefonia móvel mas caiu no ostracismo e se tornou símbolo das dificuldades da economia do país. Em abril, a divisão de celulares da empresa foi vendida para a Microsoft.
— Nós tínhamos dois pilares: um era a alta tecnologia, com a Nokia, e o outro era a indústria do papel — declarou Stubb ao jornal econômico sueco Dagens Industri, segundo a AFP. — Nalle Wahlroos, presidente do banco sueco Nordea, descreveu muito bem isto quando disse que o iPhone nocauteou a Nokia e o iPad a indústria madeireira, acelerando a queda da demanda de papel — acrescentou.
Mas ele afirma que o jogo está mudando. Stubb assumiu o cargo no fim de junho com o objetivo de recuperar a economia do país, que viveu uma recessão em 2012 e 2013. Para 2014, analistas esperam ligeira expansão:
— Sim, Steve Jobs levou nossos empregos. Mas as coisas estão mudando. Aos poucos, mas com firmeza, nossa indústria madeireira está desviando da pasta de papel, para concentrar-se nas energias renováveis, e nossa indústria de alta tecnologia está mudando para os jogos.
Stubb, adepto do liberalismo, afirmou que não pode prometer uma imediata melhora no cenário econômico.
— Não podemos criar a ilusão de que o estado pode criar crescimento. Podemos fazer três coisas para fomentar expansão: reformas estruturais, liberalizar o mercado da União Europeia e promover o comércio global. Mas sou eu, como primeiro-ministro, quem pode levar este país ao crescimento — concluiu.