sábado, 5 de julho de 2014

"O pescoço do Messi", por Ana Cristina Reis

O Globo

A crônica de Ana Cristina Reis
 







Quaisquer que tenham sido os resultados dos jogos, este texto nada tem a ver com futebol. Estou falando da garganta e da nuca do Lionel Andrés Messi, e não da elegância dos passes do argentino. Vocês já repararam no pescoço troncudo do jogador? É a quintessência da masculinidade, o ideal de beleza. Enquanto esperamos pescoços de cisne das mulheres, queremos pescoços de touro para os homens.

Hesíodo, o poeta grego, disse que o touro era “animal altivo, de ardor indomável”. E touro foi a forma que Zeus escolheu para seduzir Europa: ele se aproximou devagarinho, deitando-se a seus pés; ela o acariciou, sentou-se em suas costas e... foi arrebatada. O animal se lançou aos céus, atravessou o mar e desceu em Creta, onde eles se uniram e tiveram três filhos.

Viu só o poder de um pescoço tipo touro? O que me fez pensar em uma TEORIA DO PESCOÇO:


VIDA E MORTE

É o pescoço que faz a conexão entre a boca e o estômago, o nariz e os pulmões, o cérebro e a coluna. Além de abrigar os principais vasos sanguíneos que ligam coração e cérebro. Existe imagem mais comovente que o primeiro fôlego de um recém-nascido ou cena mais aterradora que o último suspiro de um agonizante?


BELEZA

Audrey Hepburn sabia. Gisele, Julia Roberts e Nicole Kidman também sabem o poder que o pescoço dá às mulheres. Peça a um artista para retratar uma mulher atraente. Aposto com você que ela vai ter um pescoço longo. Já o ideal de pescoço viril vem em dois exemplos: o de dar água na boca — do ator Jon Hamm, protagonista de “Mad Men” — e sólido — do Messi.


EROTISMO

Para alguns homens, o pescoço feminino é apenas um obstáculo entre a boca e os seios. Enquanto que para outros... No Japão, a parte posterior do pescoço é um afrodisíaco — tem tanto valor quanto os seios para os americanos. E tem história: ao maquiar o pescoço, as gueixas eram treinadas para deixar um espaço de pele aparecendo junto à linha dos cabelos, para atrair os olhares masculinos. Na Birmânia, as mulheres da tribo Padaung, conhecidas como as mulheres-girafas, brigam entre si para ver quem aguenta mais argolas ao redor do pescoço. Quanto mais argolas usam, mais belas se sentem e mais homens atraem. Para as mulheres, o pescoço largo dos homens traduz potência, poder e força. É quase um sinônimo de pegada.


MEDO, SUBMISSÃO E DESEJO

O vampiro e a veia pulsante do gozo: se ainda não existe, deveria ser título de uma monografia. A pulsão entre o predatório e o erótico. As presas enterradas na jugular. No mundo animal, lobos, antílopes e jacarés exibem a garganta quanto querem transmitir submissão. No mundo das mulheres, a garganta e a nuca masculinas são um reflexo do que pode estar escondido: o homem carinhoso que se derrete com cafunés, o homem confiável que aguenta as pressões e o homem intenso que queremos instigar. Poucas coisas são tão fascinantes para as mulheres quanto olhar o movimento de um pomo-de-adão, saliente, engolindo em seco por tensão ou excitação.


O SEGREDO

Área erógena, esse é seu nome. Se o homem se empenhar em carícias no pescoço da mulher, frente e verso, já terá andado cinquenta por cento do caminho.

FIM